Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fahion And Other Teas

Um chá de moda e informação para os que correm com a atualidade. Um brinde! A fashion and news tea for the those who run with our times. Cheers!

Fahion And Other Teas

Um chá de moda e informação para os que correm com a atualidade. Um brinde! A fashion and news tea for the those who run with our times. Cheers!

07
Fev20

Feminismo é o que mesmo?!?

Clara Cardoso

 

Será que realmente sabemos do que estamos falando quando nos referimos ao feminismo?

De início, podemos dizer que feminismo é o conjunto de movimentos sociais, políticos, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: igualdade de gênero e uma vivência mais humana e justa, por meio do empoderamento feminino e a libertação de padrões patriarcais, isto é, os homens como "figura principal". Desta forma, chegamos à conclusão que promove os direitos das mulheres e seus interesses.

Esse movimento ideológico, liderado por mulheres que defendem os princípios mencionados no parágrafo acima, expandiu-se por todo o mundo. Atualmente, os grupos feministas andam crescendo de forma considerável, fazendo com que cada vez mais, mais mulheres empoderem-se e lutem diariamente pelos seus direitos e sua liberdade.

Como disse, em grande parte nossa cultura está alicerçada em uma sociedade patriarcal, pautada pela dominação masculina. O homem, além de ser o membro mais importante da família, desde muito tempo, tem sido o principal foco. Ele é aquele que possui privilégios em relação às mulheres, chamadas equivocadamente de "sexo frágil".

 

 

Imagino que devam estar se perguntando: Quando esse movimento surgiu?!?

Pois bem, segundo historiadores, iniciou-se após a Revolução Francesa e se fortaleceu na Inglaterra, durante o século XIX, e depois nos Estados Unidos, no começo do século XX. Mesmo assim, até o século XIX, a figura femnina, da mulher era vista como um ser inferior aos homens, as quais não possuíam os mesmos privilégios que eles, por exemplo, ler, escrever, estudar, guerrear, enfim, escolher.

A partir disso, a figura feminina foi construída em uma socieda patriarcal, onde as atribuições da mulher, estavam restritas apenas aos afazeres domésticos e a educação de seus filhos. Durante muito tempo, as meninas eram educadas para ajudar as mães nas tarefas domésticas, casar e ter filhos. Nesse contexto, não podiam trabalhar fora, ao mesmo tempo que não tinham acesso aos assuntos relacionados com política ou até mesmo economia.

              

É impotante pontuar que feminismo não é o oposto de machismo, pois o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres. Enquanto que o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. 

Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre ambos os gêneros (feminino e masculino).

Por último, gostaria de recomendar um livro muito interresante a respeito desse assunto do post de hoje, chama-se: Feminismo de A a Ser. Deixarei a foto da capa abaixo (caso tenham interesse).

            

 Beijinhos de luz e até o próximo post! Espero que tenham gostado!! 

Nunca esqueçam que somos feministas e agimos para mudar o mundo! 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Clara Cardoso

    06.04.20

    Muito obrigada de verdade por esse feedback.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Pesquisar

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Comentários recentes

    Arquivo

      1. 2023
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub